Go to Top
feito por viajantes para quem ama viajar.

GPS Garmin – Mapas de graça do mundo inteiro!

Principalmente no motociclismo, a marca Garmin é indiscutível quanto a sua qualidade, repleta de recursos, facilidade de criação e importação de rodas, dentre uma série de benefícios para quem gosta de viajar.

A linha de mapas da Garmin, conhecida como City Navigator, o CN, também de excelente qualidade, é dividida por regiões ou países. Normalmente o aparelho GPS vem com o mapa do País / Região de onde ele foi comprado, muitas vezes com atualização limitada por apenas 1 ano. Depois desse período o usuário precisa pagar para obter novas atualizações do mapa.

Além dos mapas CN, o GPS da Garmin aceita mapas de outros desenvolvedores. Como exemplo, temos o Projeto Tracksource Brasil (http://tracksource.org.br/) que oferece mapas do Brasil de qualidade e totalmente de graça, ou ainda o Proyecto Mapear (http://www.proyectomapear.com.ar/) com mapas também gratuitos e muito completos da Argentina, Chile, Uruguay e Paraguay.

Porém nem todos os países contam com projetos independentes de mapeamento, sejam estes gratuitos ou não, inclusive dependendo do lugar para onde você quer viajar, a própria Garmin não tem cobertura e não oferece o CN para essa localidade.

E o que fazer nesse caso para traçar uma rota ou usar seu GPS?

Para nossa sorte, existe o OpenStreetMap, uma solução rápida, simples e sem custo, para mapas do mundo inteiro no formato Garmin.

O OSM é um projeto de 2004 de caráter colaborativo - usuários do mundo inteiro coletam informações sobre ruas, estradas, edificações, etc.  A base de dados do projeto é gerada a partir destes dados coletados, quais são atualizados diariamente. O projeto é livre e qualquer pessoa pode acessar o site e baixar um mapa de qualquer lugar do mundo, sem pagar absolutamente nada com isso, podendo voluntariamente efetuar uma contribuição financeira ao projeto.

No OSM você seleciona as localidades desejadas e solicita a geração do mapa. A ferramenta processa sua requisição e gera um mapa específico, personalizado de acordo com as localidades que você escolheu.

 

Vejamos então como baixar seu mapa OSM o formato Garmin:

  1. Acesse o site http://garmin.openstreetmap.nl/
  2. Na opção Choose your map type, selecione Generic Routable
  3. A opção Include a TYP file (Optional): permite a inclusão de um arquivo para deixar o mapa mais atraente. Esse recurso varia de acordo com o modelo do GPS. Não existe necessidade de configurar esta opção.
  4. Choose a predefined country: Você pode por esta lista selecionar continentes / países desejados, porém é mais fácil e mais customizável deixar essa opção em branco e efetuar a seleção direto pelo mapa nas próximas etapas.
  5. Marque a caixa Manual Tile Selection em Perhaps you'd like to add some additional tiles?
  6. Agora visualize o mapa abaixo (separado por regiões, nos retângulos em azul), e clique sobre os retângulos das áreas que deseja obter o mapa.
  7. Após efetuada a seleção, digite seu e-mail no campo da opção Request your map or download it directly e clique no botão Build My Map.

    Feito isso, a ferramenta vai gerar o mapa com as regiões que você selecionou.  Você receberá um e-mail com link e informação do tempo de espera para o mapa ser gerado. Isso pode levar algumas horas, dependendo do tamanho da fila e nível de utilização dos servidores que geram o mapa.  No e-mail, haverá instruções para baixar o arquivo do mapa, inclusive opção para download da versão do mapa para utilizar no computador com Basecamp ou Mapsource.

osm

Algumas informações importantes:

Posso selecionar o mundo inteiro e baixar um único mapa do OSM?

Sim, até pode, mas não é funcional.
Esse mapa vai ficar gigantesco, provavelmente não caberá no armazenamento interno do GPS, necessitando de um cartão de memória grande.
Além disso ele vai demorar mais para ser gerado, para baixar, para subir no GPS, e sua utilização no dispositivo será mais lenta.
Como os mapas sofrem constantes atualizações e é bom sempre ter o mapa mais recente, vale mais a pena baixar apenas a região que você vai utilizar neste momento.

O mapa do OSM substitui o mapa CN e demais mapas regionais?

A palavra certa seria complementa. Os mapas comerciais como o CN, tem uma equipe profissional por trás de seu desenvolvimento, isso funciona diferente dos mapas gratuitos que dependem de atualização voluntária. Por sua vez, os mapas gratuitos contam com um enorme número de pessoas pelo mundo, sem necessariamente um compromisso, mas com boa vontade para atualizar essas informações.
Dependendo da localização que pretende ir, ruas e estradas podem constar em um mapa e em outro não. Mãos, contra-mãos, e alterações do trânsito em geral podem estar melhor em um ou em outro, mudando a cada edição / atualização.  Acho legal sempre que possível ter mais de um mapa por região.

Existe mapa da OSM para outras marcas e modelos de GPS?

Sim, existe - porém não está contemplado aqui nesse procedimento.

João Ricardo Wilde Neto