Go to Top
Viajou, filmou e fotografou? Nós editamos!

Qual a melhor Gopro custo x benefício para usar na moto?

Apesar da recém lançada Gopro Hero 6, que é vendida em paralelo com a Hero 5, ainda é possível encontrar no mercado a Gopro Hero 4.

E o intuito desse post é comparar estes modelos, visando diferenças práticas para quem quer uma câmera de ação para andar de moto, avaliando a relação custo x benefício.

De cara, descarto a Gopro Hero 6 deste comparativo. Ela é praticamente a mesma câmera que a Hero 5, trazendo como grande diferencial gravar em 4k 60fps. Considerando que em viagens de moto fazemos fotos e vídeos com diversos dispositivos (câmeras de ação, câmeras fotográficas, smartphones, etc) - a junção desse material acaba sendo no formato do dispositivo de menor qualidade, normalmente HD ou Full HD. Logo a gravação em 4k 60fps, ainda não é uma realidade para quem anda de moto, podendo hoje ser desconsiderada.

Quanto a Gopro 4 e 5, vamos subdividir seus modelos Session e Black

Hero Session: Câmera de tamanho menor, formato mais quadrado com bateria embutida.

Hero Black: Câmera no formato tradicional, que possibilita troca de baterias.

Apesar da linha Session ser menor e ocupar menos espaço, aparentemente mais interessante para uso em capacete, sua grande desvantagem é não permitir trocar de bateria, exigindo um recarregamento da mesma quando finalizada.  Por este detalhe, essa câmera vale a pena para quem já tem uma câmera de ação e quer uma secundária, e não como primeira câmera. E por isso, vou limitar a comparação entre a Hero 4 Black e Hero 5 Black.

Então vamos lá, Hero 4 Black x Hero 5 Black Comparativo:

1. Qualidade de Imagem

Sem usar termos técnicos, tanto a 4 como a 5 entregam os mesmos formatos e tamanhos de vídeos, com pequena vantagem em qualidade de imagem na Hero 5 - porém nada muito significativo.

Podemos considerar esse quesito como empate.

2. Estabilização de Imagem

Enquanto a hero 4 estabiliza a imagem por software, a hero 5 tem um mecanismo de estabilização.
Para nós motociclistas, isso faz muita diferença, principalmente quando a câmera é afixada na moto e não no corpo do piloto.
A moto tem vibração, seja pelas suspensões ou pelo motor. Isso gera imagens trepidadas em vídeo que precisam ser estabilizadas.  Na hero 4, em locais com muita trepidação, a imagem sai tremida ou com um efeito 'de ondas', gerado pela estabilização via software.
Já a hero 5, com seu mecanismo de estabilização, entrega as imagens muito mais estabilizadas, quando comparada a hero4.

Ponto para a Hero 5

2. Acessibilidade

A Hero 5 vem apenas com 2 botões, e a maioria dos ajustes podem (e devem) ser feitos pela tela Toutch.  Já a Hero 4 vem com 3 botões e não tem tela. (Na Hero 4, Somente o modelo inferior, a Silver, vem com tela, para a Black é preciso comprar a tela como acessório)

Em questão de acesso a funções, a 4 tem ligeira vantagem na operação dos botões (com luva em cima da moto em movimento) - porém traz a desvantagem de não ter a tela e dependendo da posição da câmera você pode não conseguir saber o que está mudando / alterando na câmera.  - Entenda como exemplo a mudança do modo de vídeo para foto.

Já a Hero 5, por teoria é mais fácil alterar suas funções pela tela, o que é horrível de se fazer de luva na moto. Ainda assim a tela é um grande diferencial em visualização.  Outra vantagem da 5 é alterar funções por comando de voz, uma vantagem fantástica, mas difícil de executar com barulho de vento da moto em movimento. (nada que reduzir sua velocidade para enviar comandos para a câmera não resolva)

Em questão de acessibilidade, quem se deu melhor foi a Hero 5.

3. Visualização em tempo Real

Absurdamente a Gopro na linha hero 4 entregou o produto inferior (silver) com tela, e o top de linha (black) sem tela.
Já a hero 5, vem com tela em todos seus modelos.

Em ambas câmeras, é possível configurar o celular para visualizar a imagem de gravação.  Esse recurso é útil para quem viaja com garupa, que pode por exemplo, coordenar a câmera pelo celular enquanto o piloto conduz a moto.

Sem dúvidas nesse quesito a Hero 5 leva vantagem sobre a 4.

3. Case / Suporte / Impermeabilidade.

A Hero 4 vem com uma caixa estanque resistente e a prova d'agua. Já a hero 5, a própria câmera é resistente a agua e seu suporte é uma armadura plástica que envolve a câmera pelas paredes laterais.

O bom da Hero 5 é que pode ser usada em bases e suportes alternativos sem sua armadura, pois sua lente é protegida com um filtro resistente e pode ser usada na chuva. Traz como desvantagem ser fisicamente maior que a hero4.
Vale ressaltar como ponto negativo a baixa resistência da armadura da Hero 5. Tive a infelicidade do suporte quebrar durante uma viagem de moto e a câmera sair rolando pela estrada. Ponto positivo para a Hero4, que tem uma caixa estanque bem resistente.

Resumidamente a hero 5 é melhor por ser resistente a água sem precisar de caixa estanque, capturando melhor o som inclusive. O fato da armadura original da hero 5 ser frágil, é possível comprar uma caixa estanque para ela.

Apesar da hero 5 ter vantagens sobre a 4 nesse quesito, considero aqui um empate, devido fragilidade da armadura e maior tamanho da câmera.

4. Conectividade

A Hero 4 vem com porta Mini USB, a tradicional de GPS, e ainda usada em alguns outros dispositivos.
Já a Hero 5 vem com a nova USB Type-C,  o usb 3.1.

Apesar da porta da hero 5 pertencer a uma geração mais recente, são raros os dispositivos que usam o Type-C. Nesse caso, será necessário levar um cabo a mais para carregar a gopro, o que de moto sempre considero como negativo.

Mesmo com a tendência de futuros produtos serem lançados em Type-C, isso ainda vai demorar alguns anos para 'pegar' - tanto que a maioria dos dispositivos novos ainda saem em micro USB (maioria dos celulares) ou Mini USB (GPS e Câmeras de Ação em geral)

Quando o mercado todo migrar, certamente você já trocou de câmera, portanto para motociclistas não vejo vantagem em ter uma câmera com porta diferente da mais usada hoje em dia.

Veja bem, não estou dizendo que a porta da hero 4 é melhor que a da 5, apenas vejo como desvantagens em específico para motociclistas, a necessidade de levar um cabo a mais.  Portanto, o ponto vai para a hero 4.

5. Preço

Enquanto a  gopro hero 5 black custa R$ 2200,00 em lojas de varejo, a hero 4 sai por R$ 1500,00 - uma diferença razoável de valor para câmeras que entregam a mesma qualidade / dimensão de fotos e vídeos.
Ponto para a hero 4

 

Veredito Final:

Ambas câmeras são muito parecidas e entregam vídeos com a mesma qualidade.  O grande diferencial da Hero 5 é a estabilização de imagem, enquanto a hero 4 leva vantagem no preço.

Na minha opinião, para motociclistas, a  Hero 5 é mais negócio que a Hero 4, para quem quer ter apenas uma câmera. A estabilização justifica o preço mais alto, vale a pena.
Para quem planeja ter duas ou mais câmeras, uma hero 5 e uma hero 4 atenderiam super bem, gerando uma boa economia na compra da segunda câmera.